segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pizza Margherita

Bom, antes de tudo, meu blog não está se transformando! Aliás, até está! Como eu estou, como todos nós estamos!

Nao costumo colocar esse tipo de post aqui, mas ultimamente entrei meio nessa onda de fazer comidinhas, em grande parte por "culpa" de Duda, com seu blog www.psicodegenerativa.blogspot.com, que fica postando coisas deliciosas e fáceis de fazer!

Como esse é "meu mundo" e aqui posso fazer o que quiser... Agora to querendo fazer isso e lá vai minha receita, aprendida em um curso rápido no Brastempo Gourmet, apreciado, também, graças à Duda que deu a dica lá em seu blog.

valeu!




Pizza Italiana

Rende 6 discos de pizzas de 8 fatias

Para a massa:

1 kg de farinha de trigo
10 g de fermento biológico (fresco ou seco)
100 ml de azeite de oliva
20 g de sal
600 ml de água (natural ou fria)

Para o tempero de cada pizza (margherita)

120 g de tomate pelati cru batido no liquidificador
150 g de mussarela
Orégano a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Folhas de manjericão
20 ml de azeite de oliva
100 g de tomate fresco em fatias


Bom, para a massa é só juntar tudo em uma bacia grande ou bancada de granito, amassar com muito amor e está pronto. Na Itália, utiliza-se água morna, mas aqui é recomendado usar natural ou até “geladinha”, pois retarda um pouco o processo de fermentação, que acontece mais rápido com o calor.

A massa deve descansar por, pelo menos, duas horas. Caso contrário, ela terminará de fermentar “dentro de você”, o que, segundo nosso pizzaiolo, não é muito agradável. A massa, depois de dividida, pode ser guardada em geladeira, coberta por um pano úmido, o que evitará que se forme uma capa dura na massa.

Gente, esse molho é muito bom! O tomate é especial, mas acho que o segredo é mesmo o fato de deixá-lo cru, isso mesmo, sem cozinhar!

Na hora de abrir a massa, você pode utilizar um rolo, que deixa a massa mais fina, ou fazê-lo com as mãos, deixando a massa mais grossinha.

O tempo de pré-cozimento da massa é de cerca de 5 min., sempre na maior temperatura do seu forno. Para o recheio, cerca de 15 min.

Uma dica que ele deu foi utilizar queijo branco (no caso, foi mussarela de búfala). Isso para o queijo não derreter e se transformar em puro “óleo” escorrendo pela massa. Também disse que o brasileiro costuma usar muuuito queijo e que pode achar a quantidade dessa receita insuficiente.

4 comentários:

  1. Ah, a foto não corresponde à pizza do curso, nem muito menos a uma feita por mim, pois não deu pra tirar fotos lá no dia! Foi "roubada" da net mesmo!

    ResponderExcluir
  2. me deu fome! só não vou fazer agora mesmo porque precisa esperar 2 horas para assar, pois não deve ser nada bom ter uma massa de pizza fermentando dentro de mim! hehehe
    bjinho

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem na pizza. Proximo fim de semana eu vou "colocar na prática".

    ResponderExcluir
  4. uma pizza é uma pizza.. quando se mistura post e pizza agente sente até o orégano pelos bytes...

    o/

    ResponderExcluir